REGULAMENTO

REGULAMENTO OTIMIZADO CBR

Visando simplificar o entendimento e participação dos pilotos e equipes na Liga CBR, por meio desta revoga-se o regulamento anterior adotado até abril de 2019 e apresenta os seguintes termos:

1. Ao se inscrever em qualquer campeonato da Liga CBR, o piloto, bem como sua equipe, confirmam estarem de acordo com todos os itens deste documento. A não observância dessa cláusula acarretará em medidas protetivas a serem adotadas pela gerência, que podem ir, dependendo da gravidade, desde uma advertência até a suspenção ou banimento da entidade.

2. Para efetuar uma inscrição no campeonato (mesmo que em andamento), o interessado deverá enviar um email para o gerente Flávio Ribeiro (flavioribeiroworld@gmail.com) contendo as seguintes informações:

  • Nome do piloto e o nome que usa no jogo;
  • Email do piloto e seu número de Whatszapp;
  • Número pretendido (observar a tabela numeração no site)
  • Nome da equipe e do chefe dessa equipe;
  • Email do chefe da equipe e seu número de Whatszapp

3. O piloto e sua equipe entendem que estamos lidando com as dificuldades da internet brasileira, portanto não cabem reclamações (principalmente à título de resultado de prova) quando a lags e eventuais quedas de servidor. Trabalhamos para que isso não ocorra, mas é algo que não podemos garantir. Todavia: caso a prova termine com mais de 75% do tempo total a etapa será completamente validada! Se essas voltas ficarem entre 50% e 74% a etapa será validade contando apenas metade dos pontos. Por fim, caso a corrida seja interrompida com menos de 50% a corrida será cancelada e marcada em outra data oportuna.

4. O piloto e sua equipe apenas estarão aptos a entrarem no servidor quando suas inscrições forem positivadas e assim receberem o sinal verde liberando acesso. 

5. A pontualidade é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível, portanto, nenhum piloto poderá solicitar tempo de espera, assim como não poderá solicitar recomeço de nenhuma sessão. Vale ressaltar que o horário padrão é o horário oficial de Brasília.

6. O servidor estará ON 24hs por dia, mas no dia da corrida os horários estipulados são os seguintes: Teste de largada às 22:10, Qualificação às 22:20hs e Corrida às 22:30 (com 40 minutos de duração).

7. No dia da corrida o piloto deverá estar atento por conta do briefing que poderá ocorrer pouco antes do evento no discord ao vivo, ou por qualquer motivo no grupo do Whatzapp através de áudio gravado.

8. Não há limite de inscrições por equipe, mas convencionamos 20 pilotos logados no total. Caso esse número seja ultrapassado, entrará para lista de espera. O piloto que não comparecer a três corridas consecutivas poderá perder a vaga para outro desta lista!

9. Atitudes antidesportivas ou ofensivas a qualquer tempo poderão ser passíveis de penalizações de acordo com critério da gerência.

10. Dentro de um único campeonato teremos duas disputas: uma de pilotos e outra de equipes! Em ambas o critério de desempate é: maior número de vitórias, depois segundo lugar, terceiro e por ai vai. Em caso de empate em todos os quesitos o desempate acontecerá pelo melhor desempenho na última etapa da temporada.

11. A pontuação se dará da seguinte maneira:: 1º - 15, 2º - 12, 3º - 10, 4º - 8, 5º - 7, 6º - 6, 7º - 4, 8º - 3, 9º - 2, 10º - 1  pt. A Com um ponto de bonificação para o poleposition e para quem conquistar a volta mais rápida da corrida!

12. A configuração do servidor se dará da seguinte forma:
  • Bandeiras: somente preta;
  • Largada: estática;
  • Duração: por tempo (40 minutos);
  • Consumo de combustível: 2x
  • Consumo dos pneus: 2x
  • Danos: 60%
  • Falhas mecânicas: proporcionais ao tempo;
  • Setup: fechado;
  • Ajudas: todas liberadas (exceto invulnerabilidade). Assim como liberadas todas as visões.
  • Pit-stop: um pit-stop obrigatório a qualquer tempo da corrida, exceto na última volta. (com tempo mínimo de PIT)
13. Caso qualquer piloto se sinta prejudicado durante uma corrida terá o prazo de 12 horas a contar do término da mesma para enviar um protesto ao adm do campeonato através do email (flavioribeiroworld@gmail.com) com a seguinte formatação:

Etapa:

Notificante (nome do piloto prejudicado):

e-mail do notificante:

Notificado (nome do piloto infrator):

Volta:

Tempo no replay:

Descrição do incidente:

14. Quando o adm for acionado via protesto, a mesma se utilizará do único replay válido para qualquer fim dentro da Liga, ou seja, o replay do próprio servidor. Para uma análise mais isenta, o adm pedirá a ajuda de outros pilotos - que não tenham participação no incidente e/ou que não sejam beneficiados - para que cada um dê o seu voto e se chegue numa resolução final e democrática. Em caso de empate, cabe ao adm o voto de minerva.

15. Qualquer decisão tomada pela adm e pelo "conselho de votantes" não poderá ser questionada, apenas cumprida. Não existe a possibilidade de se entrar com um protesto dessa decisão. Cumpra-se! 

16. A divulgação de qualquer vídeo das corridas da Liga sem o consentimento de um gerente está terminantemente proibido.

17. Todas as demais questões que não estiverem contempladas nesse documento ou que forem passíveis de interpretação, serão avaliadas pela administração que tomará sua decisão em caráter irrevogável e inquestionável! 

As punições e seus níveis seguirão o modelo esportivo abaixo:

INFRAÇÕES ESPORTIVAS:

(por Anderson Berti)- Editado Por Flávio Ribeiro em 10/01/2019

1.0 REGRAS
1.0.1 As penalidades são por tempo acrescentado, sob critério do Diretor de Prova. DA ADM.
1.0.2 Os acidentes terão avaliação positiva do FAIRPLAY, AUTOPUNIÇÃO.
1.0.3 A falta de participação do briefing não é atenuante para os erros.
1.0.4 As equipes podem ter até 4 pilotos, e os 3 melhores resultados serão computados no SLS/Live Racers para a equipe;  As equipes podem ter quantos pilotos desejarem na prova, no entanto, somente serão computados os pontos dos dois melhores colocados para contabilizar na competição por equipes.
1.0.5 Os incidentes na primeira volta, terão peso x2 na aplicação das penalidades;
1.0.6 As penalidades do Qualificação serão aplicadas, com perda de uma posição no grid da mesma ou na prova seguinte do piloto em qualquer campeonato, por ocorrência;
Parágrafo único: Se o piloto se denunciar imediatamente, somente aquela volta será retirada, sem penalidade. As penalidades sofrerão peso 2 cumulativo para os pilotos reincidentes em etapas seguintes. Se a reincidência for na etapa seguinte, e pela mesma razão, o piloto largará do Box em qualquer etapa seguinte após a penalidade;
1.0.7 As infrações foram pré-definidas como: LEVE, MÉDIA, GRAVE, GRAVÍSSIMA e EXTREMA.
1.1 LEVE: Penalização de +10 segundos no tempo final de corrida ou um Drive Through de acordo com a orientação da ADM.
1.1.1 Toques simples de corrida onde poderia ser evitado, sem fair play e sem danos ao adversário.
1.1.2 Cortar caminho sem justificativas com a vantagem de ganho de tempo e posição e não devolver a posição mais de 3 vezes.
1.1.3 Dificultar ultrapassagem quando retardatário.
1.1.4 Fazer uso de chat na sessão de classificação e/ou corrida. (ATENÇÃO AQUI!!!)
1.1.5 Não realizar o caminho correto da entrada dos boxes, cortando o traçado correto com a intenção de ganho de tempo.
1.1.6 Não respeitar a faixa de saída dos boxes.
1.1.7 Retornar à pista atrapalhando outro piloto.
1.1.8 Defender posição mudando o traçado várias vezes.
1.1.9 Usar farol durante a corrida; salvo o 1º colocado na chegada. O uso de buzina após a largada não é permitida. Liberada apenas antes da largada e ao término da corrida!
1.2 MÉDIA: Penalização de +20 segundos no tempo final de corrida ou um Stop and Go de 10s na corrida seguinte à critério da ADM.

1.2.1 Desrespeitar a bandeira azul; “Dar passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar” – Pelas regras da FIA, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca ser penalizado.
1.2.2 Entrar no servidor durante a classificação e atrapalhar os demais pilotos que estão concentrados em suas voltas usando CHAT ou tumultuando na pista.
1.2.3 Chat durante a corrida ou classificação desconcentrando os demais pilotos.
1.2.4 Contato, ou retorno perigoso, ou bloquear, ou forçar um carro para fora da pista considerado evitável, imprudente e com prejuízos moderados ao adversário.
1.2.5 Ultrapassar um adversário por fora dos limites da pista.
1.2.6 Retornar à pista causando acidente de outro piloto.
1.2.7 Não respeitar a faixa de saída dos boxes, causando incidente sem prejuízos ao adversário.
1.2.8 Completar a última volta da prova pelo pitlane obtendo vantagem no tempo da volta.
1.2.9 Freadas impróprias e/ou propositalmente, parar o carro em locais inesperados, desacelerar deliberadamente ou sem motivos, provocando tumulto e atrapalhando os demais adversários.
1.2.10 Não acatar à penalização de Drive Through imposta pela ADM. Neste caso a penalização do tempo será 2x.
1.2.11 Não deixar espaço em disputa para o adversário na pista, causando acidente.
1.2.12 Permanecer mais de 3 voltas seguidas com carro danificado sem condições de competitividade (fumando, sem asas, sem capo) e não entrar no pit para consertos, vindo a atrapalhar os demais adversários.
1.2.13 Causar acidente ao disputar posição com carro desequilibrado por danos.
1.2.14 Entrada nos boxes quando estiverem fechados.
1.2.15 Cortar caminho sem justificativas com a vantagem de ganho de tempo e posição e não devolver a posição mais de 5 vezes.
1.3 GRAVE: Penalização de +40 segundos no tempo final de corrida. Caso o piloto abandone a prova, não fará classificação na próxima etapa. Caso o piloto abandone a prova por um erro causado por outro piloto, não levará a punição de não fazer classificação ou Stop and Go de 25s à critério da ADM.

1.3.1 Contato, retorno perigoso em corrida, ou forçar um carro para fora da pista causando acidente com prejuízos severos ao adversário .
1.3.2 Dirigir na contramão, com o carro avariado ou estacionar em local inadequado (tornando-se um perigo aos demais pilotos).
1.3.3 Fazer uso de chat na sessão de classificação e/ou corrida de modo a ofender os demais pilotos, administração e/ou sem quaisquer motivo.
1.3.4 Reultrapassar causando contato quando em posição de retardatário.
1.3.5 Cortar caminho sem justificativas com a vantagem de ganho de tempo e posição e não devolver a posição mais de 8 vezes.
1.3.6 Não acatar à penalização de Stop and Go imposta pelo Diretor de Prova. Neste caso a penalização do tempo será 2x.
1.4 GRAVÍSSIMA: Penalização de +60 segundos no tempo final. O piloto larga automaticamente dos boxes na próxima etapa, ou dependendo o caso a ser analisado pela administração, caberá a desclassificação e outras punições mais severas, tais como banimento.

1.4.1 Ofender outros pilotos, com palavras de baixo calão, seja durante as corridas ou posteriormente em qualquer meio de comunicação que envolva o nome da CBR, gerando conduta antidesportiva, a critério do Diretor de Prova e da Administração.
1.4.2 Reincidência em infrações graves.
1.4.3 Contato, retorno perigoso em corrida ou forçar um carro para fora da pista causando danos terminais ao adversário.
1.4.4 Situação de manobra anti-desportiva ou fora dos padrões aceitáveis. Os organizadores podem ainda considerar a potencialização desta punição para a suspensão de uma etapa.
1.4.5 Não cumprir a determinação de largar dos boxes.
1.4.6 Não cumprir determinação de não realizar a classificação.
1.4.7 Cortar caminho sem justificativas com a vantagem de ganho de tempo e posição e não devolver a posição mais de 10 vezes.
1.4.8 Causar uma bandeira amarela sem motivo justificável.
1.4.9 Dirigir na contramão.
1.4.10 Não cumprir pit stop obrigatório em categoria com esta indicação.
1.4.11 Discutir incidentes no fórum, Briefing ou no Chat do jogo.
1.4.12 Não acatar à penalização de Stop and Go ou qualquer outra determinação imposta pelo Diretor de Prova. Neste caso a penalização do tempo será 2x.
1.5 EXTREMA: Penalização de DESCLASSIFICAÇÃO do resultado da prova.
Em tempo real: Desclassificação da prova.
1.5.1 Utilizar de uma falha do simulador ou qualquer outro meio para obter vantagem.
1.5.2 Ocasionar algazarra no Briefing, ofender, desferir insultos em chat e/ou conduzir manobras perigosas fora dos padrões esportivos.
1.5.3 Quando a colisão for intencional, “payback”.
Parágrafo único: Caso de Cheat detectado ou colisão proposital acarretarão no banimento do campeonato e da CBR. Agressões, ofensas e afins não são toleradas em qualquer meio de comunicação que envolva o nome da CBR. Identificado o caso, o piloto será advertido pela Direção sob pena de sofrer penalizações cabíveis.
2.0 Penalizações do Simulador
2.1 As penalizações automáticas do simulador serão seguidas e deverão ser acatadas e cumpridas nos prazos que o próprio simulador determina. Exceção em casos especiais indicados no Briefing pela Direção de Provas, que nestes casos poderá retirar as penalizações mediante aviso via botão de mensagem rápida do próprio piloto.
2.2 Desclassificações do simulador também se enquadram em Infrações Extremas. A Direção de Provas pode ainda anular esta penalização, caso tenha sido efetuada por algum problema excepcional.

Informações finais:

- O regulamento poderá sofrer alterações ao longo da temporada caso seja necessário e em momento oportuno como ADENDO será noticiado sem prejuízo para qualquer piloto. Contudo, qualquer polêmica será resolvida e decidida pelo administrador do campeonato.

- Os pilotos que receberem a determinação de largarem dos boxes deverão cumpri-la corretamente. Deve-se aguardar na tela principal a largada normal dos demais participantes, e depois disso clicar em Corrida. O carro partirá de dentro do boxes e deve ser conduzido até o final da área dos boxes, antes do sinaleiro/linha, aguardando o sinaleiro ficar verde, liberando assim a largada.